Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br

Ajuste na verificação do espaçamento entre nervuras e na janela de processamento

Escrito em 11/06/2013, por Glauco de Souza Marcon / 12 Comentários | Categoria: Ajustes no programa | Tags: ,

Atualmente, para as lajes com nervuras nas duas direções, o programa faz a verificação e impede o lançamento ou edição, emitindo o aviso “Seção em desacordo com a norma” caso o espaçamento das nervuras em uma das direções ultrapasse o limite de 110 cm indicado no item 13.2.4.2 da NBR 6118. Entretanto, a norma não impõe que esse limite seja aplicado nas duas direções. Por isso, foi ajustada a verificação do espaçamento entre as nervuras feita pelo programa, para que, no caso de lajes com nervuras nas duas direções, o lançamento ou edição só seja impedido quando o espaçamento entre as nervuras nas duas direções for maior que 110 cm.

Dialogo_edicao_comportamento_atual

Comportamento atual – No diálogo de edição, quando o espaçamento entre nervuras em qualquer direção for maior que 110cm é emitido o aviso de seção em desacordo com a norma e não é permitido o lançamento da laje

Janela_dimensionamento

Novo comportamento – A verificação do espaçamento entre nervuras é atendida e são permitidos o lançamento e dimensionamento da laje se em apenas uma das direções a distância for maior que 110cm

Além deste ajuste, foram tratadas as mensagens emitidas durante a etapa inicial do processamento da estrutura, o programa verifica a existência de problemas no lançamento e, caso sejam detectadas situações não críticas, mas que possam indicar erros no modelo, o programa emite a mensagem “Existem avisos referentes ao lançamento da estrutura. Deseja verificá-los agora?”. Em projetos muito grandes, pode levar um tempo até que essa mensagem seja emitida e fica aguardando uma resposta do usuário. Agora, foi criado um temporizador nessa mensagem, de forma a prosseguir automaticamente o processamento depois de 30 segundos (nesse caso, os avisos correspondentes são exibidos ao final do processamento).

Outra mensagem que interrompia o processamento refere-se ao tratamento das exceções na discretização da grelha das lajes, as quais ocorrem em casos particulares, usualmente envolvendo problemas de alinhamento das barras. Antes, o processamento era interrompido com uma mensagem como “Continuidade não localizada”. Agora, o processamento é feito normalmente e esse problema é indicado apenas no detalhamento da laje, através da emissão do Aviso 81 (“Verificar apoio das barras da grelha (x,y,z) (x,y,z)”).

Janela processamento3Janela de processamento

(1 visitas hoje)

Comentários

12 Comentários para Ajuste na verificação do espaçamento entre nervuras e na janela de processamento

  1. Cld says:

    Muito bom estes dois ajustes, realmente em projetos muito grandes, esta situação encomodava. Isto vai agilizar em muito.

  2. FRANCISCO says:

    Muito bom. Vai ajudar bastante.

  3. Giles Bortolon Leitão says:

    Todas as melhorias são bem vindas!

  4. Roger Scapini Marques says:

    Certo, mais uma verificação, não vai fazer lá muita diferença pois é uma configuração rara de laje nervurada.

    O que me chamou a atenção foi a caixa de de aviso com temporizador! Isso será aplicado àquela mensagem inconveniente que aparece até 3 vezes para a mesma laje no processamento da estrutura quando uma laje não pôde ser calculada?

  5. Ivan Bueno says:

    Ótimas implementações, tanto para lajes nervuradas quanto para a mensagem com o temporizador. É muito útil quando queremos deixar para verificar todos os avisos ao final do processamento, podendo deixar que este transcorra sem a necessidade de ficarmos de “olhos fixos” na tela. Muito bom!

    • Roger Scapini Marques says:

      E quantas noites de processamento perdidas por causa daqueles avisos, hein Ivan? Deixava-se o computador processando uma estrutura grande e ia dormir por umas poucas horas, para descobrir que o Eberick parou o processamento para dar um aviso que poderia ter ficado num relatório.

Página de comentários

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder

Escrito em 27/04/2015

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder.

Esta versão marca o lançamento do QiSPDA sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, e a conclusão do desenvolvimento do QiElétrico.

Para mais informações acesse o blog do QiBuilder.

×

Liberada a revisão 2014-10 do QiBuilder

Escrito em 14/10/2014

Esta versão marca o lançamento do QiElétrico sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de instalações elétricas prediais. Esse produto entra na modalidade “experimentação”, para que possa ser utilizado pelos clientes enquanto os últimos recursos são adicionados ao mesmo. Essa estratégia dá à empresa a oportunidade de receber um feedback sobre o produto antes do seu lançamento comercial definitivo.

Foram corrigidos diversos problemas reportados pelos usuários da versão 2014-07, priorizando a estabilidade do programa.

Para saber mais sobre sobre os recursos e melhorias acesse o menu “Conteúdo” dentro do QiBuilder.

Download

Para conhecer o QiElétrico acesse o HOTSITE.

×

Liberada nova atualização do Eberick

Escrito em 16/04/2014

Disponibilizada uma nova atualização do programa: EberickV9 (atualização 2015-02).

Mais informações sobre a instalação desta nova atualização podem ser encontradas na guia Download.

×

Liberada uma nova revisão para o Hydros V4 e Lumine V4

Escrito em 01/04/2014

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

 

×

Novo artigo sobre detalhamento de lajes

Escrito em 14/01/2014

Disponível um novo artigo para o Eberick, dando seqüência ao artigo publicado sobre a otimização do detalhamento das lajes (parte 1):

Artigo novo:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte II

Artigo relacionado:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte I

Acesse a base de conhecimento e confira outros artigos: www.altoqi.com.br/faq/.

×