Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br

Melhoria na definição da largura de apoio de viga em pilares compostos

Escrito em 04/12/2014, por Juliano Demarche / 7 Comentários | Categoria: Ajustes no programa | Tags:

O valor da largura de apoio da viga é definido no Eberick considerando os elementos que servem como apoio. Com esse valor o programa faz as verificações de ancoragens das armaduras junto aos apoios.

Para os casos de vigas apoiadas sobre os pilares, o programa utiliza a dimensão do pilar para definir a largura de apoio da viga. Em situações de pilares de seção não retangulares, é utilizado a dimensão externa do pilar para definir o valor da largura de apoio. Isso gera em algumas situações específicas onde se tem pilares compostos, especialmente pilares de seções vazadas, seções I e seções U, a definição de valores de forma equivocada, emitindo um aviso para que o usuário verifique determinadas situações. Nesses casos o procedimento que se toma é, acessando a janela de dimensionamento de vigas avaliar a largura definida pelo programa automaticamente e definir, se necessário, um outro valor.

A partir da próxima revisão foi efetuado uma melhoria na definição da largura de apoio para algumas situações de vigas que se apoiam sobre pilares compostos, passando agora a identificar a aba do pilar que serve como apoio da viga para definir a largura de apoio, não mais somente a dimensão externa do pilar.

Podemos verificar na figura abaixo como o programa passa agora a considerar a aba do pilar para definir a largura de apoio.

largura_de_apoio_ex1

Janela de dimensionamento de vigas – largura de apoio igual a largura da aba do pilar P4

Em situações como a figura abaixo o programa identifica toda a dimensão do pilar como largura de apoio da viga, como já era efetuado nas revisões anteriores.

largura_de_apoio_ex2

Janela de dimensionamento de vigas – largura de apoio igual a largura  do pilar P4

Em alguns casos o programa ainda pode emitir avisos para verificação da largura de apoio e cabe ao engenheiro avaliar os valores de largura de apoio das vigas em seus projetos e, se necessário, adequar na janela de dimensionamento. Contudo esse ajuste passou a identificar de forma automática mais situações e definir valores da largura de apoio mais coerentes.


Comentários

7 Comentários para Melhoria na definição da largura de apoio de viga em pilares compostos

  1. Renato C. Costa says:

    Moderador, nessas ligações viga-pilar indicadas nos modelos acima, a rigidez do pilar que, efetivamente, colabora para impedir a rotação da viga é muito menor que a sua largura plena (largura do pilar).

    Qual seria a condição de vínculo nos apoios dessa viga-exemeplo ? Pelos momentos negativos que vejo, está … tudo engastado em ambos apoios ? Tem como flexibilizar ?

    Qual é o tratamento interno do aplicativo em relação ao ponto de aplicação da carga no apoio e o baricentro desses pilarers ?

    • Moderador Blog Eberick says:

      Bom dia Renato,
      O Eberick considera a rigidez dos elementos para determinação dos esforços. Pilares menos rígidos tendem a absorver menos esforços (e, por conseqüência, a ligação com a viga tende a apresentar menor esforço de momento fletor, por exemplo). Em relação a posição do apoio da viga no pilar, o Eberick detecta a existência de uma excentricidade, quando esta chega fora do centro do pilar, levando um binário de carga vertical mais momento fletor até o centro do pilar. Entretanto, ainda assim, existem simplificações neste modelo, como o fato do pilar estar sendo considerado um elemento linear, discretizado como barra, situação aceitável em pilares de pequena dimensão. Em pilares de seção composta de grandes dimensões, pode ser melhor discretizá-los em mais pontos (isto também depende da estrutura e análise que se está fazendo).
      De todo modo, permanecemos a disposição para avaliar outras considerações que julguem necessárias.

  2. Roger Scapini Marques says:

    Moderador, há uma previsão para que o Eberick remova de vez o problema das vigas com apoios sobrepostos? Esse é o tipo de comportamento inaceitável do programa. Não é concebível que um programa CAD detalhe elementos com as dimensões irreais! Trata-se de um problema do modelo do Eberick e não uma limitação computacional.

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder

Escrito em 27/04/2015

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder.

Esta versão marca o lançamento do QiSPDA sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, e a conclusão do desenvolvimento do QiElétrico.

Para mais informações acesse o blog do QiBuilder.

×

Liberada a revisão 2014-10 do QiBuilder

Escrito em 14/10/2014

Esta versão marca o lançamento do QiElétrico sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de instalações elétricas prediais. Esse produto entra na modalidade “experimentação”, para que possa ser utilizado pelos clientes enquanto os últimos recursos são adicionados ao mesmo. Essa estratégia dá à empresa a oportunidade de receber um feedback sobre o produto antes do seu lançamento comercial definitivo.

Foram corrigidos diversos problemas reportados pelos usuários da versão 2014-07, priorizando a estabilidade do programa.

Para saber mais sobre sobre os recursos e melhorias acesse o menu “Conteúdo” dentro do QiBuilder.

Download

Para conhecer o QiElétrico acesse o HOTSITE.

×

Liberada nova atualização do Eberick

Escrito em 16/04/2014

Disponibilizada uma nova atualização do programa: EberickV9 (atualização 2015-02).

Mais informações sobre a instalação desta nova atualização podem ser encontradas na guia Download.

×

Liberada uma nova revisão para o Hydros V4 e Lumine V4

Escrito em 01/04/2014

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

 

×

Novo artigo sobre detalhamento de lajes

Escrito em 14/01/2014

Disponível um novo artigo para o Eberick, dando seqüência ao artigo publicado sobre a otimização do detalhamento das lajes (parte 1):

Artigo novo:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte II

Artigo relacionado:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte I

Acesse a base de conhecimento e confira outros artigos: www.altoqi.com.br/faq/.

×