Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br

Brainstorming: Eberick V9 Next

Escrito em 24/11/2014, por Moderador Blog Eberick / 108 Comentários | Categoria: Discussões | Tags:

No próximo ano vamos dar início a uma nova etapa de desenvolvimento para o Eberick onde será criado um novo projeto Next e novos módulos para a linha estrutural.

  • O projeto Eberick Next estará voltado para o desenvolvimento de novos recursos para a base do programa e melhorias dos recursos existentes, com foco na produtividade e qualidade dos resultado dos trabalhos freqüentemente utilizados durante a elaboração de projetos.
    • Para o primeiro Release do Eberick V9 Next que se inicia no próximo ano estão previstos recursos como a criação de estribos múltiplos para pilares, melhoria no tratamento da barra de fundação do pilar de arranque no modelo e melhorias de detalhamentos, iniciando pelo detalhamento de blocos de fundações.
    • Os demais recursos do Eberick V9 Next serão definidos a partir da coletada de novas sugestões.
  • Paralelamente ao projeto Next serão desenvolvidos novos módulos, iniciando com um módulo para criação de regiões maciças em lajes e um editor das barras da grelha e, posteriormente, recursos relacionados a utilização de concreto de alto desempenho. Os demais módulos serão discutidos e detalhados no decorrer do ano.

Para composição dos próximos projetos, especialmente os relacionados ao projeto Eberick Next, estamos abrindo este brainstorming (geração de novas ideias livres através da participação coletiva) para discussão de novas ideias e sugestões. Nos projetos anteriores também foram feitos brainstormings que geraram um importante conjunto de sugestões e parte destas foram implementadas no decorrer dos projetos. Contudo, com o tempo podem ir surgindo novas necessidades ou mudanças na prioridade dos recursos esperados e também por isso estamos abrindo este espaço.

Contribua comentando abaixo sobre quais são seus desejos de melhorias para o Eberick…

Obs.: A criação deste espaço não é garantia de que todas as ideias discutidas serão desenvolvidas. Entretanto, buscaremos atender o máximo de situações dentro dos objetivos definidos.

(1 visitas hoje)

Comentários

108 Comentários para Brainstorming: Eberick V9 Next

  1. Oswaldo says:

    Minha sugestão é a possibilidade de projeto de pilares com inércia variável uniformemente e não só com variação brusca no mesmo pavimento.
    Outra sugestão é projeto de vigas misulada sem ambos os lados ou apenas em um só lado.Entendo que esse recurso poderá simplificar alguns projetos.
    Por fim,volto a sugerir vigas alavancas no projeto das fundaçõe quando ocorrem excentricidades de sapatas ou blocos de divisas

  2. Ivan Bueno says:

    Sugestões adicionais:

    Na planta de locação as seções deveriam ser indicadas não com “b x h” em todos os casos, mas conforme a orientação do pilar em relação aos eixos “(x,y). Pode parecer desnecessário, mas no caso de pilares retangulares com pouca diferença entre “b” e “h” faz muita diferença. Também a indicação do ângulo de pilares que não estejam na horizontal ou na vertical é importante.

    Nos detalhamentos dos pilares (em prumada e/ou por pavimento) os pilares deveriam ser representados na mesma posição em que estão na planta ou a critério do projetista.

    São melhorias pequenas, mas que enriquecem um projeto e diminuem tempo de trabalho com etapas não essenciais à estrutura em si.

    • Andre Portz says:

      Ivan, eu já havia chamado atenção para esse problema do B,H em lugar do X,Y. O B e H são, como todos sabem, as dimensões de maior e menor inércia para o Eberick. Só que essa nomenclatura deveria ser apenas de comunicação interna – leia-se : durante a fase de dimensionamento – entre o software e o calculista.

      A partir daí, na fase de detalhamento, essa nomenclatura deveria desaparecer, uma vez que na Obra ninguém vai entender o que é B e H e sim direções, notadamente X e Y.

      Daí, que, no meu caso e acredito de muitos, toda vez que inicio o Desenho da Locação das Fundações e sua Tabela referente, tenho que manualmente alterar verificando pilar por pilar para X e Y conforme as direções em planta. Produtividade vai pro ralo. Há situações em que a Tabela informa o H, que intuitivamente na Obra seria a altura do pilar, portanto, direção Y…na direção X. Claro que a razão é a posição de maior inércia identificada pelo software. Mas isso não faz sentido nenhum numa Obra. Já deveria ter sido mudado há muito tempo.

      Também achei muito pertinente sua informação de que a posição do pilar (em prumada ou no pavimento) no detalhamento, deveria constar conforme a sua posição na forma. Isso organiza e disciplina os desenhos e ainda ajuda a evitar confusões no ambiente da execução da Obra. Isso, inclusive, já é feito no detalhamento onde o pilar nasce sobre uma viga e se não me falha a memória, foi a pedido dos Blogs.

      • Renato C. Costa says:

        Eu reforço essa solicitação e não entendo a relutância da empresa em entregar uma funcionalidade em desacordo com a prática.

        Em se tratando de pilar, o b é sempre na direção X, enquanto que o h é na direção Y – independente da ordem de grandeza dos valores inseridos.

        Quem tem que se fazer entender de acordo com a prática é o algoritmo, e não o eng-usuário ter que alterar a prática pela falta e funcioanmento errado do recurso.

      • Ivan Bueno says:

        André e Renato, bem como Moderador,

        Esta solicitação é muito importante. O André fez considerações melhores que a minha quando disse que o bw e o h de um pilar são informações internas do engenheiro com o software, mas que nada têm a ver com as informações necessárias na obra, que levam em consideração o eixo (x,y).

        Ganharíamos em clareza de informações e, claro, em produtividade.

        A sugestão de que também nas tabelas de pilares as dimensões viessem de acordo com x,y e não com bw,h é importantíssima e válida para locação, fôrmas e detalhamentos dos pilares, onde as rotações de seção ficariam muito melhor ilustradas.

        Gostaria de ouvir a posição da empresa sobre esta implementação. A possibilidade, uma previsão e o “tamanho” disso na programação do software.

  3. Ivan Bueno says:

    Nas plantas de fôrmas dos pavimentos, a indicação do corte pode/deve ser melhorada. Ela deveria ser interrompida e, preferencialmente, tracejada, configurável.

    Em anexo um exemplo de como eu indico, embora não esteja tracejado.

  4. Ivan Bueno says:

    Outra sugestão referente às plantas de fôrmas seria a disposição das tabelas, seguindo uma ordem: pilares, vigas e lajes, depois detalhes genéricos. E deveríamos poder escolher como elas seriam posicionadas: se uma acima da outra, se lado a lado etc., pois isto vai depender de cada projeto. Seria uma implementação importante na produtividade.

  5. ANA says:

    Com a “relativa” recente possibilidade de inserção de vigas curvas mais facilmente, existe alguma previsão para a implementação de paredes circulares para reservatórios?

Página de comentários

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder

Escrito em 27/04/2015

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder.

Esta versão marca o lançamento do QiSPDA sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, e a conclusão do desenvolvimento do QiElétrico.

Para mais informações acesse o blog do QiBuilder.

×

Liberada a revisão 2014-10 do QiBuilder

Escrito em 14/10/2014

Esta versão marca o lançamento do QiElétrico sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de instalações elétricas prediais. Esse produto entra na modalidade “experimentação”, para que possa ser utilizado pelos clientes enquanto os últimos recursos são adicionados ao mesmo. Essa estratégia dá à empresa a oportunidade de receber um feedback sobre o produto antes do seu lançamento comercial definitivo.

Foram corrigidos diversos problemas reportados pelos usuários da versão 2014-07, priorizando a estabilidade do programa.

Para saber mais sobre sobre os recursos e melhorias acesse o menu “Conteúdo” dentro do QiBuilder.

Download

Para conhecer o QiElétrico acesse o HOTSITE.

×

Liberada nova atualização do Eberick

Escrito em 16/04/2014

Disponibilizada uma nova atualização do programa: EberickV9 (atualização 2015-02).

Mais informações sobre a instalação desta nova atualização podem ser encontradas na guia Download.

×

Liberada uma nova revisão para o Hydros V4 e Lumine V4

Escrito em 01/04/2014

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

 

×

Novo artigo sobre detalhamento de lajes

Escrito em 14/01/2014

Disponível um novo artigo para o Eberick, dando seqüência ao artigo publicado sobre a otimização do detalhamento das lajes (parte 1):

Artigo novo:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte II

Artigo relacionado:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte I

Acesse a base de conhecimento e confira outros artigos: www.altoqi.com.br/faq/.

×