Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br

Brainstorming: Melhorias nos detalhamentos de fundações

Escrito em 07/05/2013, por Moderador Blog Eberick / 87 Comentários | Categoria: Discussões | Tags:

Abrimos este espaço para dar sequência às discussões sobre as principais necessidades de melhorias nos detalhamentos gerados pelo Eberick. No brainstorming anterior foram abordadas melhorias nos detalhamentos de vigas e pilares, resultando num conjunto de solicitações que serão estudadas para inclusão no projeto Next.

Neste brainstorming, buscamos discutir sugestões que visam a otimização do detalhamento das fundações, tornando os detalhamentos cada vez mais completos e evitando ao máximo as edições manuais de situações repetitivas em projetos.

É importante que as solicitações estejam alinhadas com as principais necessidades do dia a dia de projeto. Por exemplo, situações que costuma-se alterar sempre, ou que preferem fazer de outra maneira.

A criação deste espaço não é garantia de que todas as ideias discutidas serão desenvolvidas, uma vez que será necessário viabilizar cada sugestão. Entretanto, buscaremos atender o máximo de situações dentro dos objetivos definidos.

Por envolver alteração nos desenhos, sugerimos anexar exemplos da sua solução desejada nos comentários, sempre que possível. As imagens devem ser geradas preferencialmente a partir da aplicação nos próprios projetos.

Neste post, vamos focar nas otimizações dos detalhamentos de FUNDAÇÕES.

Quais as suas sugestões?


Comentários

87 Comentários para Brainstorming: Melhorias nos detalhamentos de fundações

  1. TERCIO says:

    Moderador, existe alguma possibilidade de, no momento de criação do projeto, a AltoQi desenvolver um possível lançamento do estudo do solo para cálculo de recalque e verificação do tipo de fundação utilizada, ou até mesmo só o cálculo do recalque em uma camada qualquer escolhida pelo projetista?

  2. Renato C. Costa says:

    Não seria interessante incluir um parametro de configuração que permitisse o usuário definer o valor do ângulo de bielamento do bloco (usualmente entre 40-60o.) ? Existe um relatório dentro do aplicativo que fornece esse dado/angulo para que possamos conferir o ângulo corrente utilizado nos cálculos ? Qual o valor default que o eberick considera ?

  3. Ricardo Lopes Fusinato says:

    Olá, sei que muitos comentários acima fazem respeito ao dimensionamento sobre fundações; no entanto o meu problema mais sério que tenho hoje é de receber uma projeto e fundações do projetista e ter que calcular o bloco sobre as estacas/tubulões, e sempre me deparo em um item específico: Dimensionamento — Blocos — Espaçamento mínimo entre as estacas(x0); este item deve ser entre 2 e 4, o que nunca é (80% da vezes), o que acontece: dimensionamento de blocos pelo Eberick esquece…. Como poderia resolver esse problema sendo que sempre ou quase sempre tenho 2 tubulões muito próximos um do outro? Fica a dica para uma possível atualização. Obrigado!

    • Renato C. Costa says:

      Recurso similar nessa direção já foi sugerido, ainda no 1o. NEXT, faz uns 5 anos !!!

      Seria no sentido de não só desvincular o elemento bloco do tubulão mas também permitir a definição de diferentes tipologias de (base circular/eliptica) tubulão dentro do mesmo bloco, sendo ppossibel rotacionar a base eliptica de um angulo X qualquer, de modo que não haja colisão entre as bases.

  4. FRANCISCO says:

    MODERADOR GOSTARIA DE SUGERIR TAMBÉ UM RECURSO PARA PILARES COM SEÇOES VARIÁVIEI LONGITUDINALMENTE.UM EXEMPLO É O PLIR tipo “CHALEIRA” QUE É MAIOR NO SEU TOPO E RETANGULAR NA SUA BASE COMO O UTILIZADO EM GINÁSIOS POLIESPORTIVOS.

  5. Oswaldo says:

    Quanto às fundações ocorre de haver excentricidade nos pilares de divisa,à exemplo das sapatas de divisa.Seria o caso do Eberick calcular blocos com excentricidades,o que seria muito útil para o cálculo dos mesmos,evitando verificações extras

Página de comentários
1 7 8 9

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder

Escrito em 27/04/2015

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder.

Esta versão marca o lançamento do QiSPDA sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, e a conclusão do desenvolvimento do QiElétrico.

Para mais informações acesse o blog do QiBuilder.

×

Liberada a revisão 2014-10 do QiBuilder

Escrito em 14/10/2014

Esta versão marca o lançamento do QiElétrico sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de instalações elétricas prediais. Esse produto entra na modalidade “experimentação”, para que possa ser utilizado pelos clientes enquanto os últimos recursos são adicionados ao mesmo. Essa estratégia dá à empresa a oportunidade de receber um feedback sobre o produto antes do seu lançamento comercial definitivo.

Foram corrigidos diversos problemas reportados pelos usuários da versão 2014-07, priorizando a estabilidade do programa.

Para saber mais sobre sobre os recursos e melhorias acesse o menu “Conteúdo” dentro do QiBuilder.

Download

Para conhecer o QiElétrico acesse o HOTSITE.

×

Liberada nova atualização do Eberick

Escrito em 16/04/2014

Disponibilizada uma nova atualização do programa: EberickV9 (atualização 2015-02).

Mais informações sobre a instalação desta nova atualização podem ser encontradas na guia Download.

×

Liberada uma nova revisão para o Hydros V4 e Lumine V4

Escrito em 01/04/2014

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

 

×

Novo artigo sobre detalhamento de lajes

Escrito em 14/01/2014

Disponível um novo artigo para o Eberick, dando seqüência ao artigo publicado sobre a otimização do detalhamento das lajes (parte 1):

Artigo novo:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte II

Artigo relacionado:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte I

Acesse a base de conhecimento e confira outros artigos: www.altoqi.com.br/faq/.

×