Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br

Brainstorming: Melhorias nos detalhamentos

Escrito em 13/03/2013, por Moderador Blog Eberick / 116 Comentários | Categoria: Discussões | Tags: ,

Visando entender melhor as principais necessidades de melhorias nos detalhamentos gerados pelo Eberick, foi aberto este espaço para discutir sugestões que visam a otimização do detalhamento de Pilares e Vigas. O objetivo é começar este trabalho por estes elementos estruturais e depois abrir outros brainstorming para os demais elementos, visando tornar os detalhamentos cada vez mais completos, evitando ao máximo as edições manuais de situações repetitivas em projetos.

É importante que as solicitações estejam alinhadas com as principais necessidades do dia a dia de projeto. Por exemplo, situações que costuma-se alterar sempre, ou que preferem fazer de outra maneira.

A criação deste espaço não é garantia de que todas as ideias discutidas serão desenvolvidas, uma vez que será necessário viabilizar cada sugestão. Entretanto, buscaremos atender o máximo de situações dentro dos objetivos definidos.

Por envolver alteração nos desenhos, sugerimos anexar exemplos da sua solução desejada nos comentários, sempre que possível. As imagens devem ser geradas preferencialmente a partir da aplicação nos próprios projetos.

Neste post, vamos focar nas otimizações dos detalhamentos de PILARES E VIGAS.

Quais as suas sugestões?

(1 visitas hoje)

Comentários

116 Comentários para Brainstorming: Melhorias nos detalhamentos

  1. Roger Scapini Marques says:

    Gostaria de solicitar a possibilidade de trabalharmos com barras longitudinais variáveis nas camadas de vigas e nos pilares. Atualmente o Eberick só permite que utilizemos um diâmetro para cada camada no mesmo tramo. Isso gera considerável economia na obra!

    Alguns programas inclusive já disponibilizam a possibilidade de escolher cores para cada bitola, facilitando a vida dos engenheiros que ficam no alto de prédios conferindo ferragens e diminuindo a incidência de erros dos armadores.

  2. Roger Scapini Marques says:

    MODERADOR, ALGUMA COISA NO LAYOUT DO BLOG ESTÁ DEIXANDO A LEITURA BASTANTE CANSATIVA. ACHO QUE ESSA COLUNA ESTÁ MUITO ESPREMIDA COM ESPAÇO ENTRE LINHAS MUITO GRANDE! TAMBÉM TEM ESSA BARRA PRETA NA LATERAL ESQUERDA QUE É BEM PESADA VISUALMENTE. NOTE QUE ESSA COLUNA ESTÁ FICANDO GIGANTE, DIFICULTANDO A PROCURA DE TÓPICOS!

    • Osvaldo Barbosa says:

      Concordo Roger, não tinha colocado nada ainda, mas principalmente o tipo de letra das datas dos comentários, estão praticamente invisíveis, poderia se em NEGRITO para destacar, ao invês de cinza…

  3. Madson says:

    A última versão do Eberick está apresentando um problema no detalhamento das escadas e vigas, que pede uma intervenção nos desenhos que por sua vez demanda um tempo. Gostaria de manda um exemplo, mas não estou conseguindo anexar imagens com 300K.

  4. Fenix Estruturas Pre Fabricadas De Concreto Ltda says:

    Bom dia, ainda não encontrei um tópico destinado ao pré-moldado. Gostaria de sugerir a possibilidade do lançamento das vigas baldrames moldadas “in loco” engastadas nos cálices de fundação, esta é uma solução muito comum adotada nas obras. Da forma que está hoje, somente é possível utilização de vigas apoiadas nos pilares, necessitando rebaixar os blocos.

    Obrigado

    Thierry Bagatin

    • Moderador Blog Eberick says:

      Bom dia Fenix,
      Hoje não é possível engastar as vigas nos cálices, mas é possível apoiá-las diretamente nas paredes do cálice e não nos pilares. Para isso, deve-se acessar o diálogo de fundações no croqui e definir o apoio do tipo cálice. Além disso, deve-se escolher a elevação (hv) da parede na aba cálice, definindo se a viga estará totalmente embutida na parede (hv=0) ou se haverá algum rebaixo nestas paredes. Caso tenha alguma dúvida sobre a definição deste apoio entre em contato novamente conosco via suporte@altoqi.com.br para que possamos repassar mais informações.

      • Fenix Estruturas Pre Fabricadas De Concreto Ltda says:

        Ok, então deixo de sugestão para próximas revisões. Porque a grande maioria das obras com estruturas pré-moldadas utilizam blocos e vigas baldrame engastadas moldadas “in loco”. Podendo utilizar as vigas baldrame como vigas de equilíbrio, reduzindo o momento transferido para as estacas e consequentemente o diâmetro e a quantidade total de estacas necessárias.

  5. RONE says:

    Prezados Engenheiros,

    Gostaria muito de sugerir a elaboração do Memorial de Cálculo de Projeto Estrutural para edificações de até dois pavimentos, contendo o modelo completo do cálculo estrutural desse tipo de construção e o respectivo passo a passo da modelagem do AltoQI Eberick V8.

    Já sugeri isso ao atendimento da AltoQI diversas vezes, inclusive propondo um curso de mestrado em estruturas e certificação profissional com o AltoQI Eberick.

    Todo engenheiro projetista de estruturas precisa de um modelo com dimensionamento verificado para aplicá-lo em projetos mais complexos.

    A empresa AltoQI fornece o manual do software, mas não existe nenhuma apostila ou livro com a modelagem estrutural detalhada, facilitando o aprendizado e a revisão de conceitos.

    Dessa forma, deixo essa sugestão, vamos elaborar o Memorial de Cálculo do Projeto Estrutural para edificação baixa, com todas as fórmulas e dimensionamentos, bem como a ilustração das etapas de modelagem no software.

    Agradeço sua atenção,

    Rone Antônio de Azevedo

    • Moderador Blog Eberick says:

      Bom dia Rone,
      O Eberick disponibiliza um memorial de cálculo e um resumo dos critérios do projeto onde estão dispostos os resultados de cálculo de cada elemento e os critérios adotados no projeto. Os critérios utilizados pelo programa são decorrentes das recomendações normativas e bibliografias já bastante consolidadas. Acessando a ajuda do programa, item “Critérios de projeto” você pode encontrar algum material adicional para auxiliar neste momento. De todo modo, entendemos e estamos anotando a sua solicitação.
      A propósito, talvez você já tenha conhecimento, mas o QiSAT tem alguns cursos técnicos, entre eles o Curso do módulo Master, onde são estudados os conceitos fundamentais da análise estrutural para projetos de edifícios e correlacionados com os principais recursos do Eberick. No site http://www.qisat.com.br/ você pode encontrar mais informações sobre este e outros cursos técnicos, como da norma NBR6118, cursos de estabilidade e de concepção estrutural.

      • RONE says:

        Prezado Moderador e Colegas,

        Eu me refiro ao estudo detalhado de um projeto estrutural, desde sua concepção até o lançamento no Eberick. Encontrei no livro “Concreto Armado Eu te Amo” do Manoel Henrique Botelho um projeto completo, com todos os cálculos detalhados.

        Preciso voltar a aprender os conceitos de dimensionamento estrutural, com prática aplicada a um projeto real de uma edificação baixa.

        Gostaria da sua ajuda e dos colegas para fazer isso, qualquer indicação de material didático será de grande valia para mim.

        Continuo pensando que é preciso desenvolver um material didático específico com todos os cálculos estruturais. [texto editado por Moderador Blog Eberick] lançou um livro sobre os principais aspectos do cálculo estrutural e o sistema deles.

        Por quê a AltoQI não desenvolve um manual e roteiro completo do cálculo e lançamento de uma edificação baixa, por exemplo?

        Atenciosamente,

        Rone Antônio de Azevedo

        • Roger Scapini Marques says:

          Prezado Rone, cuidado com o livro do Botelho, tem muitas falhas de diagramação, erros de unidade e lacunas nos cálculos (eu sou fã, mas falta uma revisão geral no livro).

          A respeito do material didático, eu também sinto falta de um exemplo numérico para ajudar a entender a análise. Falta um memorial de cálculo item por item de forma detalhada, inclusive citando os erros de cálculo e alertas de verificação no memorial, citando o item da norma que não foi atendido.

          • RONE says:

            Prezado Roger Scapini,

            Já escutei muitas críticas ao livro do Botelho, incluindo falhas técnicas graves sobre concepção estrutural. Estou buscando outros autores como Aderson Moreira da Rocha, José Carlos Sussekind, Lauro Modesto dos Santos, Roberto Chust Carvalho.

            Fico contente que você entendeu corretamente minha mensagem. Estamos de acordo sobre a necessidade de um memorial detalhado, passo a passo, de uma edificação baixa, por exemplo.

            Creio que nós, participantes deste blog tão sério e com pessoas tão qualificadas, poderíamos sim construir esse documento técnico de grande utilidade para projetistas e para a empresa AltoQI.

            Os benefícios são inúmeros:
            1. Manual didático e educativo para formação de bons projetistas e contribuição para valorização dessa atividade perante a sociedade;
            2. Roteiro de cálculo padronizado para validar os resultados do sistema V8;
            3. Base de conhecimento para certificação profissional em projetos estruturais, semelhante ao PMI Book.
            4. Discussão da norma técnica NBR 6118:2007, com proposta de modelos aperfeiçoados de cálculo.

            Espero que nossa reflexão traga luzes e novas ideias a este Fórum.

            Atenciosamente, saudações respeitosas,

            Rone Antônio de Azevedo
            Engenheiro Civil

            PS. Prezados Projetistas,

            Apenas complementando, ao mencionar edificação baixa, meu intuito foi facilitar a elaboração do memorial de cálculo, pois para edificações de grande porte haveria maior dificuldade e tempo necessário.

            Penso que podem ser gerados vários manuais para diferentes tipos de edificação – casa com dois pavimentos, galpão, prédio de quatro pavimentos, prédio com dez pavimentos, prédio com vinte pavimentos.

            O interessante nesta proposta é que os projetistas vão querer calcular sem o software e depois checar com o software, validando o modelo estrutural.

            A coordenação desse trabalho não é difícil, basta dividir os interessados em equipes, cada uma assumindo parte ou capítulo do manual, com abertura de prazos para comentários e revisões. Tudo isso, coincidindo com o desenvolvimento do Eberick V9.

            Pensem com carinho nessa proposta.

            Saudações a todos,

            Rone Antônio de Azevedo
            Engenheiro Civil

Página de comentários

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder

Escrito em 27/04/2015

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder.

Esta versão marca o lançamento do QiSPDA sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, e a conclusão do desenvolvimento do QiElétrico.

Para mais informações acesse o blog do QiBuilder.

×

Liberada a revisão 2014-10 do QiBuilder

Escrito em 14/10/2014

Esta versão marca o lançamento do QiElétrico sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de instalações elétricas prediais. Esse produto entra na modalidade “experimentação”, para que possa ser utilizado pelos clientes enquanto os últimos recursos são adicionados ao mesmo. Essa estratégia dá à empresa a oportunidade de receber um feedback sobre o produto antes do seu lançamento comercial definitivo.

Foram corrigidos diversos problemas reportados pelos usuários da versão 2014-07, priorizando a estabilidade do programa.

Para saber mais sobre sobre os recursos e melhorias acesse o menu “Conteúdo” dentro do QiBuilder.

Download

Para conhecer o QiElétrico acesse o HOTSITE.

×

Liberada nova atualização do Eberick

Escrito em 16/04/2014

Disponibilizada uma nova atualização do programa: EberickV9 (atualização 2015-02).

Mais informações sobre a instalação desta nova atualização podem ser encontradas na guia Download.

×

Liberada uma nova revisão para o Hydros V4 e Lumine V4

Escrito em 01/04/2014

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

 

×

Novo artigo sobre detalhamento de lajes

Escrito em 14/01/2014

Disponível um novo artigo para o Eberick, dando seqüência ao artigo publicado sobre a otimização do detalhamento das lajes (parte 1):

Artigo novo:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte II

Artigo relacionado:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte I

Acesse a base de conhecimento e confira outros artigos: www.altoqi.com.br/faq/.

×