Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br

Melhorias nas plantas de formas

Escrito em 26/08/2014, por Karine Cunha de Souza / 26 Comentários | Categoria: Melhorias em recursos | Tags:

Dentre os ajustes previstos para o Eberick, foram efetuadas algumas melhorias no desenho e geração das plantas de formas, algumas das quais solicitadas aqui mesmo no blog.

Para facilitar a geração das formas, foi amplificado o funcionamento do comando atualizar formas para que atualize todas as formas de uma só vez quando a janela de projeto está ativa. Neste caso, são atualizadas todas as formas e cortes do projeto.

atualizar todas

Botão para atualizar todas as formas e cortes na barra de ferramentas principal

Da mesma forma que antes, ao se executar o comando com uma forma aberta apenas esta forma corrente será atualizada.

Na geração das pranchas de formas (menu Estrutura – Gerar) também foi implementada uma opção de atualizar as formas e cortes selecionados, permitindo que o usuário gere as pranchas atualizando apenas os desenhos necessários.

Dlg de geracao das pranchas de formas

Diálogo de geração das pranchas de formas com opção de atualizar os desenhos selecionados

Ainda no âmbito da geração das pranchas, foi ajustado o comportamento do programa para calcular as fundações somente quando gera-se a planta de formas ou corte do pavimento que contenha fundações. Ou seja, o cálculo destes elementos será necessário sempre que estiver configurado para representar as fundações na forma e que estiver sendo gerada a forma de um pavimento com fundações ou um corte que englobe um pavimento com estes elementos.

Também foram feitos alguns ajustes no próprio desenho das formas, como a indicação do nome dos lances junto a orientação da escada e a indicação do nível junto ao título.

Além da indicação do nível no título da foma, foram ajustadas também as indicações das elevações dos níveis intermediários para que façam referência ao nível informado e não mais ao nível do pavimento principal, facilitando o entendimento e leitura da planta de formas.

Forma do nivel interm antiga

Forma do nível intermediário sem o nome dos lances e com elevações em relação ao pavimento principal (Tipo 1 com altura de 300 cm)

Forma do nivel interm nova

Forma do nível intermediário com nome dos lances e com elevações em relação ao nível

Quando as formas dos níveis intermediários estiverem agrupadas entre si ou com o pavimento principal as elevações serão dadas de acordo com o nível mais elevado do agrupamento.

(1 visitas hoje)

Comentários

26 Comentários para Melhorias nas plantas de formas

  1. Cristiano says:

    Moderador, a revisão 2014-07 do Qibuilder foi lançada dia 18/08, e há um erro fatal que está ocorrendo quando se tenta atualizar por exemplo uma planta de formas trabalhando com o Qibuilder associado ao Eberick. Espero que isso seja resolvido o quanto antes, senão a credibilidade de um software integrado cai por água abaixo, já que o Eberick é o carro chefe da Altoqi. Infelizmente, o histórico é de que isso só será concertado com a próxima realese, que deve vir no fim do ano. Espero que para esse tipo de bug a coisa seja resolvida o quanto antes.

  2. Roger Scapini Marques says:

    Excelente implementação. E sobre a planta de locação, teremos também a opção de atualizar automaticamente? Lembrando que a locação só aparece nas pranchas se tiver sido salva anteriormente.

    Falando nisso, podia haver uma opção para não recalcular tudo quando se abre alguma janela de dimensionamento. Às vezes eu mexo num parâmetro de dimensionamento de laje e todos os outros elementos são redimensionados, coisa bem inconveniente e sem propósito.

  3. Cristiano says:

    Prezado Moderador, sem o incremento das teclas shift e ctrl para seleção dos elementos, fica quase impossível o uso dessas caixas em projetos de múltiplos pavimentos.

  4. TESE T.S. DE ENGENHARIA LTDA says:

    Karine,
    Gostaria que fosse implementada a possibilidade de se usar o nível real da estrutura nas plantas de forma usando as elevações apenas para o nível corrente. Afinal também podemos ter elevações nos níveis intermediários. O que adoto é mostrado na imagem em anexo. Tenho que editar tudo!
    Obrigado.
    S. Vannier

  5. Roger Scapini Marques says:

    Esse recurso é muito bem vindo, mas, por favor, coloquem uma opção para evitar o recálculo das fundações, é muito irritante ter que esperar o programa recalcular quando não precisamos dessa informação.

    • Moderador Blog Eberick says:

      Bom dia Roger,
      Essa modificação foi implementada e está já disponível na atualização 2014-11.
      O programa irá recalcular as fundações quando forem gerados cortes e formas com pavimentos que contenham fundações e se estiverem habilitadas as opções para representar as fundações na forma e corte.
      Se tiver identificado algum outro momento que o recalculo esteja ocorrendo ficamos a disposição para reavaliar.

Página de comentários

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder

Escrito em 27/04/2015

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder.

Esta versão marca o lançamento do QiSPDA sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, e a conclusão do desenvolvimento do QiElétrico.

Para mais informações acesse o blog do QiBuilder.

×

Liberada a revisão 2014-10 do QiBuilder

Escrito em 14/10/2014

Esta versão marca o lançamento do QiElétrico sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de instalações elétricas prediais. Esse produto entra na modalidade “experimentação”, para que possa ser utilizado pelos clientes enquanto os últimos recursos são adicionados ao mesmo. Essa estratégia dá à empresa a oportunidade de receber um feedback sobre o produto antes do seu lançamento comercial definitivo.

Foram corrigidos diversos problemas reportados pelos usuários da versão 2014-07, priorizando a estabilidade do programa.

Para saber mais sobre sobre os recursos e melhorias acesse o menu “Conteúdo” dentro do QiBuilder.

Download

Para conhecer o QiElétrico acesse o HOTSITE.

×

Liberada nova atualização do Eberick

Escrito em 16/04/2014

Disponibilizada uma nova atualização do programa: EberickV9 (atualização 2015-02).

Mais informações sobre a instalação desta nova atualização podem ser encontradas na guia Download.

×

Liberada uma nova revisão para o Hydros V4 e Lumine V4

Escrito em 01/04/2014

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

 

×

Novo artigo sobre detalhamento de lajes

Escrito em 14/01/2014

Disponível um novo artigo para o Eberick, dando seqüência ao artigo publicado sobre a otimização do detalhamento das lajes (parte 1):

Artigo novo:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte II

Artigo relacionado:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte I

Acesse a base de conhecimento e confira outros artigos: www.altoqi.com.br/faq/.

×