Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br

Verificação de lajes, reservatórios e escadas em situação de incêndio

Escrito em 06/06/2013, por Leo Barcellos / 11 Comentários | Categoria: Módulo Incêndio | Tags:

A verificação de lajes de concreto armado em situação de incêndio foi desenvolvida utilizando-se uma adaptação do método tabular de verificação de elementos de concreto armado em situação de incêndio, conforme item 8.2.2 da ABNT NBR 15200:2012.

Assim como para vigas, a verificação baseia-se em comparar dimensões do elemento com dimensões limites, especificadas em tabelas da norma.

O TRRF, a condição de apoio, o tipo de laje, a espessura e a distância do centro geométrico das armaduras ao fundo da laje, são os principais fatores na verificação. Os parâmetros da seção são comparados, por meio de interpolação linear, com os valores limites obtidos das tabelas da norma, de acordo com a condição de apoio, tipo de laje e o TRRF, comparando-se a espessura da laje com a espessura mínima permitida, e a distância do centro geométrico ao fundo da laje (C1) com a distância mínima. O revestimento físico configurado na janela Incêndio permite diminuir os limites de espessura mínima, enquanto o revestimento efetivo permite diminuir os limites de C1.

A separação de tipos de laje no Eberick é mais complexa do que o exposto na norma, como por exemplo, o fato das lajes apresentarem formas irregulares, cuja situação não é prescrita na norma. No Eberick, serão determinadas como contínuas as lajes que atendam às configurações definidas pelo calculista nas configurações de incêndio (ver figura abaixo), e separando as lajes apoiadas em uni e bidirecionais tomando como base a diferença entre os momentos em cada direção principal, e não, o comprimento de apoio em cada direção.

avancado

Assim como é feito para as vigas, os resultados das verificações de incêndio são exibidos na janela “Verificação de Incêndio”, onde se podem ter acesso a todos as lajes verificadas, seus parâmetros e valores limites, além de permitir alteração de largura e altura das nervuras, e espessura das lajes.

 janela

O Eberick não altera o dimensionamento das lajes em função da verificação de incêndio, visto que a alteração das bitolas ou quantidade de barras quase não altera os resultados das verificações. Elementos dimensionados adequadamente ao ELU, que apresentarem apenas erros nas verificações de incêndio, serão detalhados normalmente.

Obs.1: A norma apresenta tabelas para lajes maciças, lajes lisas e lajes nervuradas. Para os demais tipos de lajes, a aplicação da verificação foi realizada por analogia das anteriores.

Obs.2: Reservatórios e escadas não são citados na norma, entretanto, a verificação destes elementos será feita de forma similar às lajes, com intuito qualitativo.


Comentários

11 Comentários para Verificação de lajes, reservatórios e escadas em situação de incêndio

  1. Renato C. Costa says:

    Moderador… outro detalhe de usabilidade que acho relevante para aumentar a produtividade – a navegação por pavimentos se fará pela seleção de cada um à partir dos valores listados dentro do combobox ‘pavimentos’. Serão necessários pelo menos dois cliques para navegar: um clique para expandir a caixa e outro para selecionar o pavimento; isso sem falar nos cliques intermediários para mover acima e abaixo, se a árvore da edificação contiver vários pavimentos.

    Portanto, para diminuir o número de cliques necessários à navegação sugiro criar dois botões de comando auxiliares, à direita do combobox, que qdo clicados, permitam subir e descer na hierárquia da árvore de pavimentos da edificação, selecionando automaticamente o pavimento acima ou abaixo do corrente selecioando, sem a necessidade de efeturar os duplos/triplos cliques como atualmente se fará necessário.

    Em uma edificação, digamos, de 15 pavimentos, haveria uma siginifactiva redução (15×3 vs. 15 cliques)

    • Moderador Blog Eberick says:

      Bom dia Renato,
      Não entendemos exatamente se você está se referindo a navegação pelos croquis dos pavimentos ou pela arquitetura. Para os croquis, há dois botões que tem essa função:”subir pavimento” e descer pavimento”, localizados ao lado do botão croqui.

      Caso esteja se referindo a navegação pelas arquiteturas dos pavimentos, vamos anotar a solicitação.

      • Renato C. Costa says:

        A navegação que me mostra é do Editor geral. São navegações distintas.

        A navegação a que me refiro é a partir de dentro da Janela de Verificação do Incendio, onde iremos utilizar o combobox para selecionar diferentes pavimentos. Acho que seja necessário também agilizar a navegação (ex: sobe-e-desce) nessa janela específica já que iremos trabalhar analisando vários pavimentos de uma só vez. Teclas de função também ajudariam; por exemplo – PageUp/PageDown

Página de comentários

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder

Escrito em 27/04/2015

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder.

Esta versão marca o lançamento do QiSPDA sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, e a conclusão do desenvolvimento do QiElétrico.

Para mais informações acesse o blog do QiBuilder.

×

Liberada a revisão 2014-10 do QiBuilder

Escrito em 14/10/2014

Esta versão marca o lançamento do QiElétrico sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de instalações elétricas prediais. Esse produto entra na modalidade “experimentação”, para que possa ser utilizado pelos clientes enquanto os últimos recursos são adicionados ao mesmo. Essa estratégia dá à empresa a oportunidade de receber um feedback sobre o produto antes do seu lançamento comercial definitivo.

Foram corrigidos diversos problemas reportados pelos usuários da versão 2014-07, priorizando a estabilidade do programa.

Para saber mais sobre sobre os recursos e melhorias acesse o menu “Conteúdo” dentro do QiBuilder.

Download

Para conhecer o QiElétrico acesse o HOTSITE.

×

Liberada nova atualização do Eberick

Escrito em 16/04/2014

Disponibilizada uma nova atualização do programa: EberickV9 (atualização 2015-02).

Mais informações sobre a instalação desta nova atualização podem ser encontradas na guia Download.

×

Liberada uma nova revisão para o Hydros V4 e Lumine V4

Escrito em 01/04/2014

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

 

×

Novo artigo sobre detalhamento de lajes

Escrito em 14/01/2014

Disponível um novo artigo para o Eberick, dando seqüência ao artigo publicado sobre a otimização do detalhamento das lajes (parte 1):

Artigo novo:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte II

Artigo relacionado:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte I

Acesse a base de conhecimento e confira outros artigos: www.altoqi.com.br/faq/.

×