Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br

Cooperação AltoQi e Graphsoft (IFC – BIM)

Escrito em 21/08/2014, por Moderador Blog Eberick / 17 Comentários | Categoria: Notícias | Tags:

A AltoQi e a GRAPHISOFT assinaram no mês de Abril de 2014 um Memorando de Cooperação, no sentido de desenvolver funcionalidades de importação e exportação em formato IFC para os programas da AltoQi.

O formato de arquivo em padrão aberto IFC permite aos diversos softwares BIM partilharem modelos sem perdas de informação. Com esta iniciativa, ambas as empresas esperam promover as melhores práticas no Brasil ao nível do Open BIM.

AltoQi

A AltoQi é uma empresa que desenvolve e comercializa sistemas para projeto de estruturas de concreto armado moldado in loco e pré-moldado, alvenaria estrutural, instalações hidrossanitárias e elétricas.

A AltoQi é uma referência nacional em software para projetos prediais, com clientes em todo o Brasil e em alguns países estrangeiros.

A AltoQi é consciente da necessidade do mercado de BIM voltada à colaboração aberta, defendendo a metodologia de construção do modelo compartilhado.

A AltoQi está desejosa de apoiar a iniciativa Open BIM e desenvolver uma capacidade de integração para o seu software do fluxo de trabalho com base no IFC, servindo de exemplo para outros fornecedores de software, e como uma maneira de trabalhar em estreita colaboração, de forma eficiente e eficaz com a indústria da construção civil local e global.

A AltoQi deseja trabalhar com um fornecedor global e especialista em BIM, que têm a experiência direta em BIM, e que a vai ajudar no desenvolvimento de capacidades IFC.

GRAPHISOFT

A GRAPHISOFT é a desenvolvedora e distribuidora de um pacote de software BIM. Seus principais produtos incluem o ArchiCAD, MEP Modeler, EcoDesigner e BIMx.

A GRAPHISOFT é uma empresa global que opera em 102 países, com 25 versões específicas do mercado local, 17 versões localizadas de produtos Graphisoft disponíveis em todo o mundo, incluindo China, Russia e Brasil.

Todo o foco da GRAPHISOFT está no processo BIM, e em desenvolver soluções de BIM que possam avançar a eficiência, redução de custos e melhorar os projetos através de aplicações inovadoras de seu software em todo o mundo.

A GRAPHISOFT deseja trabalhar com os principais parceiros, especialmente outras empresas de software que sejam inovadores e envolvidas com a implementação de uma abordagem BIM completa.

A GRAPHISOFT reconhece a natureza única da AltoQi, e o valor que esta traz para a implementação do processo BIM no Brasil.

A GRAPHISOFT é um defensor chave para parcerias baseadas no Open BIM, utilizando o padrão aberto (IFC) de integração do fluxo de trabalho, e está disposta a compartilhar este know-how com AltoQi.

A GRAPHISOFT é membro do Grupo Nemetschek, focando exclusivamente no mercado AEC.

 

O desenvolvimento destas funcionalidades continuará sendo feito ao longo de 2014, com objetivo de disponibilizar ferramentas para transferência de arquivos IFC no próximo ano.


Comentários

17 Comentários para Cooperação AltoQi e Graphsoft (IFC – BIM)

  1. Roger Scapini Marques says:

    Afinal, é GRAPHSOFT ou GRAPHISOFT?

    Já tenho feito em diversas ocasiões diferentes a solicitação para que os objetos do eberick sejam representados como objetos 3d vinculados aos recursos existentes no windows e das placas de vídeo. Não precisa inventar nada de novo, inclusive no caso da integração com o bim. Basta informar as coordenadas e propriedades dos elementos e as funções já existentes se encarregar do restante.

    Se conseguirem melhorar a visualização dos objetos, possibilitando a visualização inclusive das armaduras de vigas, pilares e fundações, taxas de aço e carregamentos, já fico bem satisfeito.

    E sobre as lajes exportadas para DXF incorretamente, serão finalmente consertadas? E as vigas T e L, quando poderemos visualizá-las de novo como era feito antigamente?

  2. Roger Scapini Marques says:

    Aproveito para solicitar mais uma vez que as vistas do pórtico 3D representem projeções ortográficas. Acho que já faz uns 6 anos que peço isso, mas não desisto. É estranho que ninguém solicite isso, visto que é extremamente útil ter vistas ortográficas para conferir os alinhamentos e elevações do projeto!

    Do jeito que está hoje não serve para nada. O usuário clica em vista frontal e o programa mostra um desenho mais ou menos inclinado em dois eixos, apenas com a parte frontal em evidência.

Página de comentários

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder

Escrito em 27/04/2015

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder.

Esta versão marca o lançamento do QiSPDA sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, e a conclusão do desenvolvimento do QiElétrico.

Para mais informações acesse o blog do QiBuilder.

×

Liberada a revisão 2014-10 do QiBuilder

Escrito em 14/10/2014

Esta versão marca o lançamento do QiElétrico sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de instalações elétricas prediais. Esse produto entra na modalidade “experimentação”, para que possa ser utilizado pelos clientes enquanto os últimos recursos são adicionados ao mesmo. Essa estratégia dá à empresa a oportunidade de receber um feedback sobre o produto antes do seu lançamento comercial definitivo.

Foram corrigidos diversos problemas reportados pelos usuários da versão 2014-07, priorizando a estabilidade do programa.

Para saber mais sobre sobre os recursos e melhorias acesse o menu “Conteúdo” dentro do QiBuilder.

Download

Para conhecer o QiElétrico acesse o HOTSITE.

×

Liberada nova atualização do Eberick

Escrito em 16/04/2014

Disponibilizada uma nova atualização do programa: EberickV9 (atualização 2015-02).

Mais informações sobre a instalação desta nova atualização podem ser encontradas na guia Download.

×

Liberada uma nova revisão para o Hydros V4 e Lumine V4

Escrito em 01/04/2014

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

 

×

Novo artigo sobre detalhamento de lajes

Escrito em 14/01/2014

Disponível um novo artigo para o Eberick, dando seqüência ao artigo publicado sobre a otimização do detalhamento das lajes (parte 1):

Artigo novo:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte II

Artigo relacionado:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte I

Acesse a base de conhecimento e confira outros artigos: www.altoqi.com.br/faq/.

×