Você está visualizando uma versão anterior do blog Eberick Next. Mantenha-se informado acessando o novo blog
Acesse http://ebericknext.altoqi.com.br

Área de vaga de garagem

Escrito em 20/01/2014, por Denise Bresciani / 8 Comentários | Categoria: Novos recursos | Tags: ,

Acrescentado ao programa um comando específico para a definição de áreas de vaga de garagem que, uma vez lançadas, permanecem representadas no croqui . Caso seja lançado algum pilar cuja disposição “invada” a área da vaga, o programa acusará esse problema quando a estrutura for processada. O mesmo ocorrerá caso o usuário aumente a seção do pilar diretamente na janela de dimensionamento.

A vaga de garagem pode ser lançada de duas maneiras, conforme opção do usuário: com tamanho fixo pré-definido ou a partir de pontos de referência da arquitetura.

Com tamanho fixo, o usuário deverá clicar em um ponto de referência no croqui, onde a vaga será lançada automaticamente com as dimensões definidas anteriormente no diálogo e em seguida defini-se a rotação da vaga (semelhante ao lançamento do pilar).

Selecionando os pontos de referência da arquitetura, o usuário deverá clicar em 3 pontos, onde os dois primeiros corresponderão à largura da vaga e o terceiro ao comprimento.

Em ambos os casos, é possível definir uma largura para a faixa de tolerância (lateral e fundo).

Lançamento de vaga de garagem - verificação de pilares dentro da vaga.

Lançamento de vaga de garagem – verificação de pilares dentro da vaga.

Ao processar a estrutura mostrada na figura, o programa irá emitir o aviso de lançamento alertando o usuário de que o pilar P7 está posicionado dentro da vaga de garagem, cabendo ao usuário verificar uma solução adequada ao projeto para solucionar o problema ou se é possível desprezar o aviso.

(1 visitas hoje)

Comentários

8 Comentários para Área de vaga de garagem

  1. Ivan Bueno says:

    Me parece algo interessante, mas eu sugeriria que tal detecção de “invasão de pilares” pudesse ser utilizada em outras situações. Imagino que até possa, desde que o Eberick não limite uma área mínima para a garagem a ser definida pela arquitetura. Seria, no caso, poder definir em qualquer ambiente uma área livre que não se queira invadir, o que é válido para garagens ou qualquer outra situação que se queira. O recurso seria o mesmo.

    Aproveito a ocasião para solicitar algo que já fiz há algum tempo e acho que ocorre com certa frequência, que é o Eberick passar a permitir, dentro de limites de cálculo e/ou a critério do usuário, que vigas se apoiem em pilares sem que o eixo dessas passe pela seção.

    Seria interessante poder configurar qual a tolerância disso, porque hoje por conta de um eixo de viga ficar 0,50cm fora do eixo do pilar, já ocorre erro.

    Ainda com a mesma funcionalidade, mas de forma diferente, solicitar novamente a possibilidade de se inserir consoles em pilares “in loco” e/ou mísulas. Faz bastante falta.

    • Moderador Blog Eberick says:

      Bom dia Ivan,
      Não há limite mínimo no tamanho para a área da vaga de garagem, permitindo a solicitação em outras situações.
      A solicitação sobre o critério para conectar as vigas aos pilares está registrada, mas envolve uma mudança significativa de interface, além de questões de precisão e de contorno e montagem das lajes. De todo modo, a solicitação está anotada e entra na priorização junto aos demais recursos.
      Quanto ao consolo no pilar in loco, a utilização de uma viga curta não atende? O dimensionamento dos balanços curtos em vigas segue o mesmo critério dos consolos.

      • Ivan Bueno says:

        Bom dia, Moderador.

        A viga curta atende em parte, mas como uma adaptação ao que o software faz ou, no caso, do que não faz.

        O ideal seria poder mesmo criar um consolo, detalhado como tal e juntamente com o pilar, podendo ter seção variável, que é como normalmente se faz. Aliás, como já comentei, os detalhamentos do Pré-moldado ficaram ótimos e muitos dos recursos dele poderiam/deveriam ser disponibilizados para o dito concreto “in loco”.

      • Roger Scapini Marques says:

        De fato, moderador a viga curta simula muito bem um consolo rígido, mas as armaduras não são usuais de consolos. Um outro problema em utilizar esse tipo de artifício é que se houver uma laje vai dar erro porque não pode haver nós de vigas dentro de lajes no Eberick.

  2. FRANCISCO says:

    Realmente algo muito interessante e que ira ajudar bastante, mas concordo totalmente coma as observações do colega IVAN.

  3. Roger Scapini Marques says:

    Recurso interessante que, com certeza, não será utilizado somente para vagas de garagem. Vejo um futuro promissor para esse tipo de recurso na compatibilização dos projetos.

  4. Roger Scapini Marques says:

    Moderador, aproveitando que estão sendo feitos esses ajustas na vigas, gostaria de informar que a nova representação das vigas está saindo errada em ângulos agudos e quando o pilar é mais fino do que a viga é criada uma interrupção na região do pilar que estraga a visualização.

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder

Escrito em 27/04/2015

Liberada a revisão 2015-04 do QiBuilder.

Esta versão marca o lançamento do QiSPDA sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, e a conclusão do desenvolvimento do QiElétrico.

Para mais informações acesse o blog do QiBuilder.

×

Liberada a revisão 2014-10 do QiBuilder

Escrito em 14/10/2014

Esta versão marca o lançamento do QiElétrico sobre o QiBuilder, um produto destinado ao projeto de instalações elétricas prediais. Esse produto entra na modalidade “experimentação”, para que possa ser utilizado pelos clientes enquanto os últimos recursos são adicionados ao mesmo. Essa estratégia dá à empresa a oportunidade de receber um feedback sobre o produto antes do seu lançamento comercial definitivo.

Foram corrigidos diversos problemas reportados pelos usuários da versão 2014-07, priorizando a estabilidade do programa.

Para saber mais sobre sobre os recursos e melhorias acesse o menu “Conteúdo” dentro do QiBuilder.

Download

Para conhecer o QiElétrico acesse o HOTSITE.

×

Liberada nova atualização do Eberick

Escrito em 16/04/2014

Disponibilizada uma nova atualização do programa: EberickV9 (atualização 2015-02).

Mais informações sobre a instalação desta nova atualização podem ser encontradas na guia Download.

×

Liberada uma nova revisão para o Hydros V4 e Lumine V4

Escrito em 01/04/2014

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

 

×

Novo artigo sobre detalhamento de lajes

Escrito em 14/01/2014

Disponível um novo artigo para o Eberick, dando seqüência ao artigo publicado sobre a otimização do detalhamento das lajes (parte 1):

Artigo novo:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte II

Artigo relacionado:

Otimização do detalhamento das lajes – Parte I

Acesse a base de conhecimento e confira outros artigos: www.altoqi.com.br/faq/.

×